Trilogia de Graal -
Bernard Cornwell
O Santo Graal, a relíquia sagrada da cristandade, inspirou muitas obras-primas da literatura. Tornou-se o mais mítico dos objetos, imortalizado no imaginário de todo o mundo ocidental. Sua lenda é normalmente ligada às histórias de Artur e seus cavaleiros, mas, desta vez, a imaginação de Bernard Cornwell transporta a saga de sua busca para o século XIV, em plena Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França
Eu não vou resenhar os livros separadamente , ao final das sinopses coloquei a minha Opinião Geral dos três livros da Trilogia.
O Arqueiro - livro 1
Sinopse
O arco longo, uma arma mortífera, tornou o exército inglês o mais poderoso da Europa, no século XIV, quando o continente viu surgir um dos maiores conflitos armados de todos os tempos: A Guerra dos Cem Anos. O escritor Bernard Cornwell, apaixonado estudioso de história militar, parte desse episódio para escrever um de seus melhores romances, em que o jovem arqueiro Thomas, sem querer, é colocado na trilha do lendário Santo Graal.
Thomas tem apenas 18 anos quando sua aldeia é atacada por um homem misterioso, conhecido apenas como Arlequin. Ele lidera um grupo de guerreiros com uma missão: roubar a lança de São Jorge. Uma das maiores relíquias da cristandade. O jovem escapa e promete ao pai moribundo vingar-se dos agressores e recuperar o objeto precioso. Deixa o que restou do povoado e viaja para o outro lado do Canal da Mancha, onde se junta a grupos de arqueiros ingleses em permanente combate com os franceses. Começam, então, suas aventuras em campos de batalha. O que ele ainda não sabe é que terá de enfrentar um grande mistério que assombra sua vida: os planos diabólicos do famigerado Arlequin, que podem afetar o destino de muitos reinos poderosos.
O Andarilho - livro 2
Sinopse
.
O Andarilho é o segundo capítulo desta aventura, iniciada com o empolgante romance O Arqueiro. Após sobreviver a Batalha de Crécy, Thomas de Hookton, o valente arqueiro inglês, é enviado pelo Rei numa missão na qual teria de descobrir mais sobre o legado de seu pai, que parece ligado ao Graal. Mas Thomas acaba envolvido na luta contra um exército invasor e, nas fileiras inimigas, descobre que há outros na trilha do objeto sagrado. Homens que não se deterão diante de obstáculo algum. Thomas, então, volta à sua aldeia natal em busca de um indício que possa colocá-lo no caminho certo. E encontra pistas que o deixam sob risco ainda maior e que apontam novas direções para a sua missão.
Entre arqueiros, mercenários, reis, monges, guerreiros, cardeais, inquisidores, nobres e lindas mulheres, Thomas atravessa a Europa e leva os leitores deste romance em uma viagem inesquecível pelo século XIV. Cornwell confirma com O Andarilho a reputação conquistada com sua releitura das aventuras de Artur e seus cavaleiros. Um livro apaixonante sobre um dos períodos mais conturbados da História Inglesa.
O Herege - livro 3
Sinopse
O Herege é o terceiro volume desta trilogia, iniciada com o empolgante romance O Arqueiro. Thomas de Hookton, o valente arqueiro inglês, viaja à frente de alguns homens até o interior da França. Lá, toma uma fortificação inimiga que usa como base para suas expedições a Astarac, terra de seus ancestrais, a família Vexille, que teria sido guardiã do Graal. Pretende, com essa arriscada expedição, atrair a atenção de seu primo e inimigo, Guy Vexille, conhecido como Arlequin e que também busca o Cálice Sagrado.
Mas jogos políticos e uma bela jovem acusada de feitiçaria podem atrapalhar os planos de Thomas, e fazer com que a maior relíquia da cristandade caia nas mãos de homens inescrupulosos que ambicionam apenas o poder e a fortuna que um objeto tão venerável lhes proporcionaria.
Entre arqueiros, mercenários, Reis, monges, guerreiros, cardeais, inquisidores, nobres e lindas mulheres, Thomas leva os leitores ao desfecho de uma aventura inesquecível pelo século XIV. Um livro apaixonante sobre um dos períodos mais conturbados da História Inglesa. Cornwell confirma com O Herege a reputação de grande escritor conquistada com a sua releitura das aventuras de Artur e seus cavaleiros.
Opinião Geral
Li os três livros de uma vez só, quando se trata de trilogia ou séria sou muito ansiosa,
Fico desesperada pra ler toda a história.
E não podia ser diferente com essa trilogia.]
Eu nunca tinha lido nada de
Bernard Cornwell, e vou te falar o Homem sabe contar em detalhes o horror de uma guerra, o sangue o peso da espada e a força dos homens da época, e principalmente,
a agilidade a força dos arqueiros é possível imaginar toda o desgaste necessário de um arqueiro ao armar seu arco e lançar repetidas flechas , são de tirar o folego,
O que eu mas gosto de livros assim é como se tivesse numa aula de história, sou transportada para uma época que chega a ser assustadora. tanta guerra sangue crueldade, e sangue é o que não falta nos três livros das trilogia.
Nosso protagonista é um jovem forte determinado, que deixa a leitura muito prazerosa.
E uma coisa que gosto muito é que o autor coloca no final de cada livro uma nota histórica a respeito da história, nos tirando as dúvidas do que realmente aconteceu ou não, e de quem era um personagem histórico ou não.
A única reclamação que tenho é que
Bernard Cornwell, não deu nem uma apimentada nos romances de nosso Thomas, já li vários livros de romance histórico e quase todos tem um pitada de sensualidade, que aqui tinha tudo pra comportar um pouco disso,pois nosso arqueiro vive varias paixões.
Mas eu recomendo os livros são inesquecíveis.
Fabíola